Últimas notícias

PF indica Janones e ex-assessores em investigação sobre rachadinha envolvendo desvio de verba pública

PF Indicia Deputado André Janones por Rachadinha; Parlamentar Pode Pegar Até 27 Anos de Prisão por Corrupção e Peculato

A Polícia Federal concluiu, nesta quinta-feira, 12, o indiciamento do deputado federal André Janones (Avante-MG) e de dois ex-assessores por suposta prática de rachadinha em seu gabinete parlamentar. A corporação atribui ao parlamentar os crimes de associação criminosa, peculato e corrupção passiva, cuja soma das penas máximas pode chegar a 27 anos de reclusão.

O caso foi encaminhado para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se formaliza a denúncia contra Janones. A PGR tem a prerrogativa de propor ação penal com base nos mesmos delitos identificados pela PF, requisitar novas diligências investigativas ou arquivar o processo. Os ex-assessores Alisson Alves Camargos e Mário Celestino da Silva Júnior foram indiciados por associação criminosa e corrupção.

Conforme detalhado no relatório de indiciamento, ao qual nossa redação teve acesso, todos os envolvidos optaram pelo silêncio durante os interrogatórios. O documento da PF descreve Janones como o “pivô central” do esquema ilícito, destacando que as irregularidades conduzidas pelo deputado permeiam todas as fases do processo investigativo, desde sua origem até a conclusão.

Botão Voltar ao Topo